Voltar para a seção "Dicas"

Tamanhos

O jeito de expressar o tamanho de um parafuso vai variar do tipo de grossura e uso.

Um parafuso de grossura milímetro (14 mm) para ser utilizado com porca (Rosca Máquina) vai ter seu comprimento expresso em milímetros. Exemplo: 14 milímetros por 100 milímetros se não for especificado rosca e material será um Parafuso Sextavado Ferro 14x100 MA (rosca grossa).

Um parafuso de grossura polegada (1/2”) que será fixado em um lugar com rosca (Assim como o acima, rosca máquina) terá o comprimento em polegadas. Exemplo: 1/2” x 2 1/2” é um Parafuso sextavado ferro 1/2 polegada de grossura por duas polegadas e meia de comprimento, rosca grossa. 1/2 polegada em milímetros são 12.7 e duas polegadas e meia são 63 milímetros.

O parafuso Francês (cabeça achatada sem perfuração para chave, com base da cabeça quadrada, para prender na madeira) tem suas medidas expressas normalmente em polegadas.

Parafusos “máquina” são parafusos menores e normalmente mais curtos que os sextavados (cabeças de 6 lados) normalmente são cabeça chave fenda ou Phillips. Os de grossura polegada tem o comprimento expresso em polegadas. Os de grossura em milímetro, comprimento em milímetro.

Parafusos rosca soberba com cabeça fenda/phillips, parafusos para MDF e Madeira normalmente são expressos com grossura em milímetros e comprimento em milímetros.

Prisioneiros (parafusos com roscas nas duas pontas) podem ser tanto Polegada x Polegada ou Milímetro x Milímetro (mesmo de roscas diferentes como 14 mm de um lado 10 mm do outro), mas tem o comprimento em milímetro (Prisioneiro 1/4” x 1/4” x 50 mm)

Barras roscadas são vendidas normalmente em metros (1000 milímetros), sejam milímetro ou polegadas (As barras mais comuns são de 1 metro, mas existem maiores).

Chumbadores (parafusos criados para suportar pesos muito superiores aos comuns) normalmente são medidos em polegadas, seja grossura ou tamanho. Somente o que tem como cabeça porca (sendo assim com cabeça removível, próximo dos prisioneiros) o comprimento é expresso em milímetros.

Os parafusos sextavados rosca soberba são o caso a parte. Eles são medidos em grossura POLEGADA e comprimento EM MILIMETRO, como o 1/4" x 65mm. São parafusos sextavaos usados em buchas plásticas (irmãos maius novos dos chumbadores).

Parafusos de roda são o verdadeiro problema. Como existem muitos fabricantes de todo o mundo, não existe uma normatização. Fora que varia também os fios das roscas. Segundo dizem carros de passeio normalmente são milímetro, mas para melhor ser atendido o ideal é trazer uma amostra ou pelo menos saber a marca/modelo do carro. È muito comum ocorrer adaptação de rodas ou calotas, e por conseqüência a “gambiarra”.

Conseguir descobrir a rosca do parafuso de roda, caso seja feita gambiarra, é quase impossível. È comum falarem “parafuso da carretinha” que é gambiarra sobre gambiarra.

 

Voltar a Dicas

 

Voltar a página inicial

WalterCiserGedoreAncoraDeWALTMakitaBracol3MMultifixOrbiquimicaIrwinCornetaKalipsoVonder